ARMAZENAMENTO DE ENERGIA DOMÉSTICO
Como funciona o sistema de armazenamento de energia doméstico
O sistema de armazenamento de energia doméstico é semelhante a uma usina de armazenamento de energia em miniatura, enquanto sua operação é livre da pressão da concessionária. O conjunto de baterias no sistema é auto-carregado durante o período mínimo de uso de eletricidade e descarrega-o durante o período de pico de uso ou desligamento da eletricidade. Além de usá-lo como fonte de alimentação de emergência, o sistema é capaz de equilibrar a carga de eletricidade, economizando assim o custo da eletricidade doméstica. A demanda atual do mercado por sistema de armazenamento de energia doméstico depende mais da necessidade de fornecimento de energia de emergência. No entanto, aos olhos dos profissionais do setor, o mercado de sistemas de armazenamento de energia doméstica é brilhante e promissor. Ele combina um novo sistema de geração de energia, por exemplo solar, e promove a nova energia, por outro lado, contribuindo para a construção de uma rede elétrica inteligente.
Estrutura e componentes do sistema de armazenamento de energia doméstico
O sistema doméstico de armazenamento de energia é atualmente dividido em dois tipos, conectado à rede e fora da rede. O sistema de armazenamento de energia doméstico conectado à rede é alimentado por energia solar e pelo sistema de armazenamento de energia, incluindo cinco partes: painel solar, inversor conectado à rede, sistema de gerenciamento BMS, bateria e carga CA. Quando o utilitário funciona normalmente, o sistema conectado à rede solar e o utilitário juntos alimentam a carga. Quando a concessionária é desligada, o sistema de armazenamento de energia e o sistema conectado à rede solar alimentam a carga juntos. O sistema de armazenamento de energia doméstico conectado à rede é dividido em três modos de trabalho. Modelo I, solar fornece armazenamento de energia e alimenta a concessionária. Modo II, a energia solar fornece armazenamento de energia e alimenta parte da eletricidade residencial. Modo III, solar apenas fornece armazenamento de energia. O sistema de armazenamento de energia doméstico conectado à rede é mostrado na Figura 1.
O sistema de armazenamento de energia fora da rede é independente, sem qualquer ligação elétrica à rede. Portanto, todo o sistema não precisa de inversor conectado à rede, exceto inversor fotovoltaico. O sistema de armazenamento de energia doméstico fora da rede também é dividido em três modos de trabalho. O modelo I, solar fornece armazenamento de energia e alimenta a eletricidade residencial em dias ensolarados. Modo II, energia solar e bateria de armazenamento de energia elétrica residencial em dias nublados. Modo III, a bateria de armazenamento de energia alimenta a eletricidade residencial ao entardecer e em dias chuvosos. O sistema de armazenamento de energia doméstico fora da rede é mostrado na Figura 2.
Em resumo, as demandas atuais para equipamentos de armazenamento de energia são principalmente sistema de gerenciamento BMS, inversor PV conectado à rede e inversor de armazenamento de energia. Combinado com as demandas com o requisito de isolamento de segurança dos circuitos da unidade do sistema fotovoltaico, a JB Battery apresenta uma solução completa de energia da unidade de controle.
Solução de energia para sistema de gerenciamento BMS
A bateria é o principal dispositivo de armazenamento de energia do sistema e precisa ser monitorado on-line em tempo real, portanto, a importância do BMS é evidente. No sistema de gerenciamento BMS, a BCU se comunica em tempo real com CAN bus e BMU para obter tensões de monômeros, temperatura do gabinete, resistência de isolamento e outros, com sensor de corrente para coletar corrente de carga e descarga e cálculo dinâmico SOC e com tela sensível ao toque para exibir dados relevantes . A BCU calcula e analisa todas as informações da bateria e, em seguida, gerencia o sistema de forma inteligente, comunicando-se com o barramento CAN independente e realizando a proteção secundária de carga e descarga através de um relé. Este último garante um isolamento eficaz para eletricidade forte e eletricidade fraca, atende à demanda do cliente por controle de segurança diversificado e garante operação estável e eficiente do sistema.
O armazenamento de energia apoia a transição energética
Produzir energia a partir de fontes renováveis significa volatilidade – e o armazenamento de energia é a chave para adequar a oferta à demanda.
A geração de eletricidade a partir de fontes renováveis varia muito devido à natureza imprevisível do clima. Em alguns casos, as usinas de energia renovável acabam produzindo mais eletricidade do que realmente é necessário para as demandas atuais. Os sistemas de armazenamento de energia resolvem esse problema armazenando energia excedente e disponibilizando-a posteriormente, conforme necessário. A eletricidade pode então ser retirada da energia armazenada e alimentada na rede.
Os sistemas de armazenamento de energia podem integrar as energias renováveis transferindo a energia para períodos de alta demanda ou fornecendo serviços de rede, como controle de frequência ou reserva giratória. Também é possível usar a energia armazenada na forma de calor e frio, ou como combustível sintético, por exemplo, para transporte. Além de ser um componente fundamental na expansão das energias renováveis e garantir um fornecimento de energia sustentável, confiável e econômico, os sistemas de armazenamento de energia também são um fator importante no que é conhecido como "acoplamento setorial".