Armazenamento de energia de bateria em contêiner para emergência E
Sistema de energia de emergência
Um sistema de energia de emergência é uma fonte independente de energia elétrica que suporta sistemas elétricos importantes em caso de perda de fornecimento de energia normal. Um sistema de energia de reserva pode incluir baterias de reserva e outros aparelhos. Os sistemas de energia de emergência são instalados para proteger a vida e a propriedade das consequências da perda do fornecimento de energia elétrica primária. Eles encontram usos em uma ampla variedade de ambientes, desde residências a hospitais, laboratórios científicos, data centers, equipamentos de telecomunicações e navios. Os sistemas de energia de emergência podem contar com geradores, baterias de ciclo profundo, armazenamento de energia do volante ou células de combustível, mas agora mais pelas baterias de armazenamento de energia.
Funcionamento em edifícios
A energia da rede pode ser perdida devido a linhas caídas, mau funcionamento em uma subestação, intempéries, apagões planejados ou, em casos extremos, uma falha em toda a rede. Nos edifícios modernos, a maioria dos sistemas de energia de emergência foram e ainda são baseados em geradores. Normalmente, esses geradores são acionados por motor a diesel, embora edifícios menores possam usar um gerador acionado por motor a gasolina. Alguns edifícios maiores têm turbina a gás. Mas a turbina a gás leva 5 minutos (ou até 30 minutos) para produzir energia. Ultimamente, mais uso está sendo feito de baterias de ciclo profundo e outras tecnologias, como armazenamento de energia do volante ou células de combustível. Estes últimos sistemas não produzem gases poluentes, permitindo assim que a colocação seja feita no interior do edifício. Além disso, como segunda vantagem, eles não exigem a construção de um galpão separado para armazenamento de combustível. Com geradores regulares, uma chave de transferência automática é usada para conectar a energia de emergência. Um lado é conectado à alimentação de energia normal e à alimentação de emergência; e o outro lado está conectado à carga designada como emergência. Se não houver eletricidade no lado normal, a chave de transferência usa um solenóide para acionar uma chave de polo triplo e de um único movimento. Isso alterna a alimentação da alimentação normal para a de emergência. A perda de energia normal também aciona um sistema de partida operado por bateria para ligar o gerador, semelhante ao uso de uma bateria de carro para ligar um motor. Uma vez que a chave de transferência é ligada e o gerador é iniciado, a energia de emergência do edifício volta a ser ligada (depois de desligar quando a energia normal foi perdida). Ao contrário das luzes de emergência, a iluminação de emergência não é um tipo de luminária; é um padrão das luzes normais do edifício que fornece um caminho de luzes para permitir uma saída segura ou ilumina áreas de serviço, como salas de mecânica e elétrica. Sinais de saída, sistemas de alarme de incêndio (que não estão em baterias de reserva) e as bombas elétricas para os sprinklers estão quase sempre com energia de emergência. Outros equipamentos com energia de emergência podem incluir amortecedores de isolamento de fumaça, ventiladores de evacuação de fumaça, elevadores, portas para deficientes e saídas em áreas de serviço. Os hospitais usam tomadas de emergência para alimentar sistemas de suporte à vida e equipamentos de monitoramento. Alguns edifícios podem até usar energia de emergência como parte das operações normais, como um teatro que a usa para alimentar equipamentos de shows porque "o show deve continuar."
Bateria para fonte de alimentação de emergência
Proteção de dispositivos eletrônicos
Computadores, redes de comunicação e outros dispositivos eletrônicos modernos precisam não apenas de energia, mas também de um fluxo constante dela para continuar operando. Se a tensão da fonte cair significativamente ou cair completamente, esses dispositivos falharão, mesmo que a perda de energia seja apenas por uma fração de segundo. Por isso, mesmo um back-up de gerador não oferece proteção devido ao tempo de inicialização envolvido. Para obter uma proteção contra perdas mais abrangente, são usados equipamentos extras, como protetores contra surtos, inversores ou, às vezes, uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS) completa. Os sistemas UPS podem ser locais (para um dispositivo ou uma tomada) ou podem se estender por todo o edifício. Um UPS local é uma pequena caixa que cabe sob uma mesa ou rack de telecomunicações e alimenta um pequeno número de dispositivos. Ele alimenta diretamente um sistema de tomadas designado como alimentação UPS e pode alimentar um grande número de dispositivos. Como as centrais telefônicas usam CC, a sala de baterias do prédio geralmente é conectada diretamente ao equipamento consumidor e flutua continuamente na saída dos retificadores que normalmente fornecem CC retificado da energia da concessionária. Quando a energia elétrica falha, a bateria carrega a carga sem precisar trocar.
Controlando o sistema de energia de emergência
Para um sistema de alimentação de emergência de 208 VAC, um sistema central de baterias com controles automáticos, localizado no prédio da usina, é usado para evitar longos fios de alimentação elétrica. Este sistema de bateria central é composto por unidades de células de bateria de iões de lítio para formar um sistema de 12 ou 24 VDC, bem como células de stand-by, cada uma com a sua própria unidade de carregamento de bateria. Também é necessária uma unidade de detecção de tensão capaz de receber 208 VCA e um sistema automático capaz de sinalizar e ativar o circuito de alimentação de emergência em caso de falha de alimentação da estação de 208 VCA.